sábado, dezembro 31, 2011

FELIZ ANO NOVO

Recados : Feliz ano novo gif

Suicídios dos elementos da PSP em 2011

Agente da PSP suicida-se nas instalações do comando em Coimbra 

As Beiras Online


Desconhecem-se ainda as razões que terão levado ao aparente suicídio, que aconteceu por volta das 18H45. Publicado por Dora Loureiro em 30-12-2011, ...

Polícia suicida-se em Coimbra
Jornal de Notícias
Um polícia suicidou-se, esta sexta-feira, com a arma de serviço nos balneários da Esquadra de Trânsito de Coimbra, informou a Direcção-Nacional da PSP, sem avançar com mais detalhes.
Com este caso, sobem para seis os suicídios na PSP este ano, o mais 'negro' a par de 2000, que registou idêntico número, indicou a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP).
No local esteve uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma ambulância e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência, esta última com uma equipa a prestar apoio à família do agente.
De acordo com a ASPP, motivos passionais e problemas financeiros estão na origem da maior parte dos suicídios na PSP.

PSP mata-se em quarto alugado


Correio da Manhã
Os agentes José Dinis, de 46 anos, e Hugo Pereira, de 35, foram transferidos quase em simultâneo da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Setúbal, já este ano. As depressões foram visíveis em ambos, tendo o primeiro assassinado a tiro a mulher, em Agosto – e o segundo cometido suicídio, a tiro, anteontem à noite, num quarto alugado na Guarda. O suicídio de Hugo Pereira é, segundo dados da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, o quinto registado na PSP no corrente ano. Em 2010 registaram-se três suicídios, o que representa um aumento de 66%.  ...

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Bom Ano Novo!


Conversor Ortográfico


Porto Editora

O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que possibilita a adaptação à nova ortografia. O Conversor de texto converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica.



Insira o texto a converter para a nova ortografia

Conversor Ortográfico
Simples, prático e gratuito!
Sobre o Acordo
Dúvidas frequentes
O que muda
Produtos
Recursos

PSP e GNR iguais nos gratificados

CM


Governo aprova tabela
PSP e GNR vão ter uma tabela única de gratificados a partir de Janeiro de 2012. As três categorias de ambas as forças de segurança (oficiais, sargentos/chefes e agentes/guardas) terão assim remunerações iguais por períodos de quatro horas de serviço remunerado.
O CM teve acesso ao decreto-lei, aprovado no Conselho de Ministros de 15 de Dezembro. Assim, por gratificado feito nos dias úteis, os oficiais da PSP e GNR receberão 41 euros, chefes e sargentos, 40 euros, e agentes e guardas, 39 euros, o que representa um aumento médio de 10 a 12% face à anterior tabela. Os gratificados de fins--de-semana e feriados, bem como o valor por hora extra, também serão aumentados.
A única particularidade neste decreto-lei prende-se com os gratificados do futebol, que serão 15% mais baratos, por período de quatro horas, na nova tabela.

ASPIG preocupada com segurança dos militares da GNR‎


DN



A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) manifestou-se hoje preocupada com a segurança dos militares da GNR que estão a fazer ...
A22: militares vigiam pórticos sem segurança‎ Diário IOL

Pagamento de gratificados a 110 agentes em atraso na PSP de Coimbra‎


Público.pt



Os gratificados referentes a Outubro de 110 agentes da PSP de Coimbra, que deveriam ter sido processados no dia 21 com os ordenados, ainda não foram pagos, ...
Sindicato critica gastos da PSP por levar viaturas a centros de ...‎ As Beiras Online

ASPP solidária com protestos dos oficiais da PSP‎

Polícias em frente ao Parlamento [Foto: Sara Marques]

TVI24



A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP-PSP) manifestou-se solidária com as ações de luta que os oficiais da PSP vão desenvolver a partir ...

PSP ameaça protestos a p
artir de Janeiro‎ Jornal da Madeira


Protestos dos oficiais da PSP podem afectar operações policiais‎ Jornal de Notícias
Protestos dos oficiais da PSP podem afetar operações policiais a ...‎ LUSA
Correio da Manhã SIC Notícias 

Castelo Branco: Esquadra nova pronta mas PSP ainda em edifício em ruínas


Diário Digital



A nova esquadra da PSP de Castelo Branco está pronta mas os polícias continuam num edifício em ruínas, tendo ratos e baratas por companhia, descreveu à Lusa ...

Castelo Branco: Esquadra nova está pronta, mas PSP continua num ...‎ Expresso

Assaltantes abalroaram carro da Polícia no Castelo do Queijo

JN

A PSP do Porto deteve, esta terça-feira, cerca das 17 horas, na Rotunda de Gonçalves Zarco, no Porto, quatro homens, de nacionalidade ucraniana, que se despistaram após terem tentado abalroar a viatura policial que os perseguia. Veja o video.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=2208956

Folgas sindicais causam descontentamento na PSP


Jornal da Madeira

Apesar da legalidade o comandante em exercício considera alguma imoralidade

Dezenas de agentes da Esquadra de competência da Divisão Policial do Funchal manifestam descontentamento com a notícia do usufruto de folgas sindicais, por parte de elementos ligados ao Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP). A coberto de uma prerrogativa prevista na Lei Sindical da PSP, dois graduados e três agentes afectos ao SIAP estão a gozar um total de 26 dias de folgas para, segundo apurámos, exercer actividade sindical em pleno período de Natal, altura que é tradicionalmente de maior exigência, em termos de serviço policial junto das populações.
Esta situação, num momento em que a PSP revela um forte empenho na segurança de inúmeros eventos festivos de Natal e do espectáculo pirotécnico, da noite de 31 de Dezembro, ao que tudo indica, causou o espanto e a indignação de dezenas de agentes, que, segundo garantiram alguns deles, ponderam colocar o assunto à hierarquia, exigindo a moralização do exercício da actividade sindical.
Alguns dos polícias que contactaram o JM classificaram esta atitude dos sindicalistas de escandalosa e imoral, já que acabará, eventualmente, por prejudicar uma grande parte do efectivo da Esquadra do Funchal, obrigando-os a trabalhar mais.
Na sequência de uma auscultação efectuada ao Comando Regional, este caso provocou um sentimento de indignação de colegas e subordinados face à previsível ruptura de escalas de serviço e necessidade de assegurarem o serviço dos dispensados. É ainda do conhecimento público de um outro caso, passado na Divisão Policial de Machico, em que um agente associado ao SIAP comunicou ao Comando Regional o gozo de cerca de 20 folgas neste mesmo período.
Contactada a direcção regional do SIAP, a propósito do descontentamento de agentes sobre o pedido de dispensa de elementos deste sindicato para efeitos sindicais, nesta altura do ano, o dirigente Artur Serrão, alegando desconhecer esse tipo de desagrado, foi muito claro na justificação: «É um direito que nos assiste. O exercício sindical é feito em todo o ano e não comento situações legais».
Contactado pelo JM, o comandante em substituição, o intendente Oliveira Martins também foi sucinto nas suas palavras, tendo em conta que «a Lei permite a acumulação de dias, ao longo do ano, para o exercício sindical». Do mesmo modo, acrescentou, «considero alguma imoralidade nesta situação, pois é pacífico dizer-se que a ausência destes elementos durante tanto tempo, numa época de Natal e Fim de Ano que requer exigência policial, acaba por implicar mais trabalho para outros agentes, para manter os níveis de operacionacionalidade neste período do ano».
 

Homem detido por esfaquear mortalmente alegado ladrão


dnoticias.pt


Um indivíduo do sexo masculino foi detido esta tarde depois de ter esfaqueado mortalmente um alegado ladrão durante uma tentativa de assalto, no túnel do passeio marítimo entre a Doca do Cavacas e a Praia Formosa.
A vítima é um homem residente em Câmara de Lobos, referenciado pela Polícia pela prática de crimes de roubo e furto, e estava na companhia de dois irmãos quando terá atacado um transeunte.
Os crime de homicídio, cujos contornos são neste momento ainda pouco claros, está a ser investigado pelas autoridades. Os inspectores da Polícia Judiciária estão no terreno.

Médica de Armando Vara rouba ourivesaria

CM


Médica de Armando Vara rouba ourivesaria

Toda a história da médica que assaltou uma ourivesaria em Lisboa para roubar jóias.

GNR apreende mais de 7 mil euros de amêijoa japonesa

CM


Bivalves foram devolvidos ao Tejo
O Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na quarta-feira mais de 1 800 quilos de amêijoa japonesa, avaliada em 7.440 euros, que foram devolvidos ao Tejo, numa operação de fiscalização, anunciou esta quinta-feira a instituição.

Agente da PSP julgado por matar assaltante


Leiria: Acusado de homicídio por negligência
Quando perseguia dois irmãos suspeitos de furto de cobre, dentro da empresa que estariam a assaltar, um agente da PSP de Leiria causou a morte de um deles a tiro. Começa a ser julgado no início do ano, acusado de homicídio por negligência, por ter "violado o dever de cuidado". 
O caso ocorreu pela meia--noite de 15 de Março de 2008, quando Sérgio e Manuel Calado, de 25 e 32 anos, que estariam a furtar fio de cobre numa antiga fábrica de plásticos, em Gândara dos Olivais, Leiria, foram surpreendidos pelos agentes da PSP, fugindo a pé.
Durante a perseguição que se seguiu e depois de ter gritado aos fugitivos "polícia, pára, pára", um dos agentes, de 50 anos, atingiu um deles a tiro, no tórax, com uma pistola-metralhadora, causando-lhe a morte. O outro assaltante foi detido logo a seguir, pelo mesmo agente.
Os fugitivos foram detectados junto à entrada de um dos armazéns e perseguidos pelos polícias. A determinada altura, um dos agentes fez dois disparos, atingindo "na região lombar esquerda" o suspeito mais novo, Sérgio Calado, que caiu no chão, vindo a morrer em consequência das lesões torácicas causadas por um dos tiros.
O polícia que fez os disparos continuou a perseguir o outro suspeito, Manuel Calado, vindo a detê-lo 50 metros à frente. Depois de o algemar e levar para o carro-patrulha, foi pedir socorro para o ferido.
Apesar de ser de noite e não haver luz no edifício, o juiz de Instrução Criminal que assina o despacho de pronúncia considera que o agente da PSP tinha um "holofote aceso" que lhe "permitia identificar com facilidade qualquer objecto ou pessoa no local".
Já quanto aos dois fugitivos, o documento refere que "circulavam sem qualquer arma e nunca tinham posto a vida ou integridade física e segurança em risco, apenas queriam pôr-se em fuga".

Detidos responsáveis por tiroteio frente a bar do Cais do Sodré

JN


Dois homens foram detidos segunda-feira após terem disparado com uma caçadeira na direcção do porteiro e de pessoas que estavam frente a um bar no Cais do Sodré, em Lisboa, a partir de um carro em andamento.
Segundo a PSP, os detidos, de 27 e de 31 anos, foram detidos pelas 05:00 de segunda-feira, "alguns minutos após terem passado, em viatura automóvel, em frente a um bar, no Cais do Sodré, tendo efectuado dois disparos com uma caçadeira de canos serrados na direcção do porteiro do estabelecimento e de outras pessoas que se encontravam junto à porta".
Os dois homens são suspeitos de serem os responsáveis pelo mesmo crime no passado dia 2 de Dezembro, com o mesmo método de actuação e também no Cais do Sodré, tendo na altura ferido três pessoas sem gravidade, que foram conduzidas ao hospital, tendo uma delas ficado internada.

terça-feira, dezembro 27, 2011

GNR pára idoso em contramão

CM

Um homem de 76 anos foi ontem detido pelo Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria por ter circulado cerca de dez quilómetros em contramão na A17. ...

GNR: Novo centro de formação de praças deverá ser construído na zona industrial de Portalegre

Expresso


Portalegre, 26 dez (Lusa) -- O executivo municipal de Portalegre aprovou hoje, em reunião de câmara, uma alteração ao plano pormenor da zona industrial da cidade com o objetivo de instalar no espaço o novo centro de formação de praças da GNR.
Em declarações à agência Lusa, a presidente do município, Adelaide Teixeira (PSD), explicou que existe por parte do Ministério da Administração Interna (MAI) "vontade política" para construir um novo centro de formação de praças naquela cidade alentejana.
A obra esteve inicialmente prevista para ser erguida numa herdade, nas imediações de Portalegre, mas, segundo a autarca, o MAI sugeriu um "espaço mais próximo da cidade, para existir uma ligação mais próxima à população".

Dono de pastelaria detido 16 vezes em três meses


Estabelecimento alvo de providência cautelarA pastelaria é em Braga

O dono de uma pastelaria de Braga queixou-se hoje de “perseguição”, depois de ter sido detido 16 vezes em três meses pela GNR por alegadamente se encontrar dentro do estabelecimento uns minutos para além do horário de funcionamento.

Inspecção de carros da PSP de Coimbra em Lisboa custa três mil euros aos contribuintes

JN


A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia afirma que pelo menos seis viaturas ao serviço da PSP de Coimbra foram levadas recentemente à inspecção periódica em Lisboa, tendo a maioria circulado já com aquele controlo obrigatório caducado.
O secretário da região Centro da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), João Oliveira, disse à Agência Lusa que seis viaturas foram levadas por elementos da PSP de Coimbra a Lisboa no final do mês passado, tendo 11 sido anteriormente submetidas à mesma inspecção também na capital, alegadamente devido à exigência de pagamento na hora em centros de inspecção locais.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Porta-voz da PSP


Ao fim e ao cabo

O porta-voz da Direcção Nacional da PSP, comissário Paulo Flor, enviou a meia dúzia de jornalistas amigos um amável e-mail com timbre oficial.

Dirige-se-lhes com a informalidade que um pingo de pudor aconselharia a evitar: "Caros amigos de jornada". Pede--lhes, em nome da PSP, o maior "destaque" à detenção de dois suspeitos do roubo e sequestro de um director da RTP, Fernando Alexandre, e do vice-presidente da Caixa, Norberto Rosa – casos tratados no CM. Não se ficou por tão pueril pedido.
Termina com um apelo aos "amigos de jornada". Fala-lhes ao coração: "O vosso contributo é essencial para que as medidas de coacção sejam o mais lesivas possíveis para os suspeitos". O comissário Flor, além de um atrevimento censurável, revela um entendimento canhestro sobre a função e os limites da PSP. Atreve-se, em nome da PSP, a sugerir aos "amigos de jornada" que pressionem os magistrados para prenderem os suspeitos – e desconhece que a prisão preventiva não é uma espécie de pena inicial. A PSP há-de dizer – imagino – que o porta-voz falou por sua conta e risco.

Deputados sem trabalho dia 23


CM

Governo não deu tolerância de ponto na sexta, mas os deputados não têm nada marcado para esse dia.

Governo corta três dias de férias


CM

A juntar ao corte nos feriados, portugueses vão ter menos dias de férias.

Agressor de PSP 'caçado' em casa‎


Correio da Manhã


Fugido há quase três meses, um dos envolvidos no espancamento de um agente da PSP e roubo da arma de serviço, em Quarteira, foi detido pela GNR no decorrer ...

PSP vigia residências também nas férias de Natal‎


Correio do Minho


Nesta quadra festiva, a PSP implementa o seu programa de vigilância de residências, nos moldes do 'Verão seguro' que de- corre, há alguns anos, ...

Coimbra: GNR descobre armas e munições‎


www.cnoticias.net


A ação da GNR decorreu em vários pontos dos concelhos de Coimbra e Penacova, tendo o suspeito, ouvido no Tribunal de Penacova, ficado sujeito a termo de ...
Denúncia anónima acabou em mega apreensão de armas em Penacova‎ As Beiras Online

Operação de Natal da GNR desviada para o trânsito de capitais na banca‎


Público.pt


O comando-geral da Guarda Nacional Republicana enviou uma nota à comunicação social, e também ao INIMIGO PÚBLICO, a anunciar que “as operações de Natal e, ...

Tribunal liberta alegados assaltantes que tinham fugido à GNR‎


Jornal do Algarve


No interior da viatura foram ainda encontradas algumas peças de ourivesaria e um barrete de serviço utilizado pela GNR, estando aquela força militar a ...
Tribunal liberta fugitivos à GNR‎ Correio da Manhã
Albufeira: GNR detém dois assaltantes após perseguição e colisão ...‎ Região Sul
Perseguição em Albufeira acaba em acidente‎ TVI24
Jornal de Notícias 

Dirigente sindical denuncia “pedido de identificação ...‎


O Mirante


O coordenador da União de Sindicatos de Santarém (USS) -CGTP Rui Aldeano vai dar conhecimento ao comando distrital da GNR da sua insatisfação pela forma ...

GNR regista nove ocorrências de furto de cobre e mais de 5000 ...‎


PT Jornal


Dados da Guarda Nacional Republicana (GNR) indicam que houve nove ocorrências de furto de cobre, nas últimas 24 horas, uma das quais na Sertã, ...
Registados pelo menos nove furtos de cobre nas últimas 24 horas‎ Diário de Notícias - Lisboa
Furto de cobre: Lousã na lista das ocorrências nas últimas 24 horaswww.cnoticias.net
SERTÃ - Furtaram 4 mil metros de cabo em cobre‎ Rádio Condestável

«Assaltante usava relógio de vice da CGD» - DN


A Bola

A dupla que sequestrou e roubou o vice-presidente da CGD eo director da RTP foi detida pela PSP em flagrante. Tinham uma nova vítima, que foi libertada e repetia «espectacular» ao assistir à acção, eficaz, dos agentes. A dupla que, pelo menos, ...

Duarte Lima estaria a preparar fuga para país árabe


Jornal de Negócios


 
Duarte Lima estaria a preparar a sua saída de Portugal para um país árabe, nomeadamente o Qatar, o que terá motivado o juiz a decretar a prisão preventiva do ex-deputado do PSD. Duarte Lima ficou em prisão preventiva a 18 de Novembro, depois do juiz de ...