quarta-feira, agosto 31, 2011

Cinco manifestantes identificados na Régua

TVI24

Cinco pessoas foram identificadas hoje pela GNR no âmbito da manifestação na Ré
Jornal de Notícias
gua, que culminou com uma tentativa de invasão da sede do Instituto dos ...
Manifestação de vitivinicultores na Régua resulta em três detençõesA Bola
Douro: Vitivinicultores tentam forçar entrada na sede do Instituto ...Diário de Notícias - Lisboa
Peso da Régua: Vitivinicultores protestam frente ao IVDPDiário Digital
Jornal de Notícias - Correio da Manhã

Três maridos, três mulheres assassinadas

TVI24

Os últimos dias ficaram marcados por violência doméstica.

Nos últimos três dias, três mulheres foram assassinadas alegadamente pelos maridos. São casos de violência doméstica levada ao limite.

O caso mais recente é o de um polícia que é suspeito de matar a mulher depois de ter trancado o filho.

No Cadaval uma herança terá sido o motivo do crime. Já em Santa Maria de Lamas um homem esperou pelo final do casamento do filho e segundo testemunhas matou a mulher devido a ciúmes.

À Associação de Apoio à Vítima todos os dias chegam denúncias. O crime acontece em todas os estratos sociais. Este ano até Maio 10 mulheres morreram vítimas de violência doméstica. Em 2010 foram 43.

A violência doméstica não pára de aumentar...

SIC

Assassinadas pelos maridos!

Os casos mais recentes...




PSP tranca filho e executa mulher

CM

Agente principal José Dinis estaria deprimido por ter sido transferido de serviço. Ontem à tarde chegou a casa e disparou um tiro no peito da vítima
 
Diário de Notícias - Lisboa


Crime: Detido o agente da PSP suspeito de matar a mulher - PT Jornal

O polícia suspeito de matar a mulher já foi detido, na madrugada de hoje, no Alentejo, e entregue à Polícia Judiciária. O crime pelo qual o agente da PSP responde ocorreu na passada terça-feira, em Setúbal.
O agente que terá disparado contra o peito da sua mulher, provocando-lhe a morte, foi detido na madrugada de hoje, em Grândola, onde reside a mãe do agente.

O homem, de 47 anos, residia em Setúbal e fugiu para o Alentejo, onde mora a mãe. A PSP conseguiu encontrá-lo e procedeu à detenção, segundo revela a agência Lusa.

O crime (cujas motivações não se conhecem) ocorreu na terça-feira, em Setúbal. O agente terá disparado contra a mulher, que contava 45 anos, provocando-lhe a morte.

Depois, trancou o filho numa casa-de-banho e colocou-se em fuga. Surgiram suspeitas de que teria fugido para Melides (Grândola), onde reside a sua mãe. E foi em Grândola que as autoridades o encontraram.

Entretanto, já foi entregue à Polícia Judiciária de Setúbal, que procederá aos interrogatórios. Aguarda-o prisão preventiva.
Agente da PSP tranca filho na casa de banho e mata a mulherSol
Detido agente da PSP que terá morto a mulherA Bola
Detido em Grândola por «suspeita» de ser o autor da morte de sua ...Rostos
Diário de Notícias - Lisboa - Jornal de Notícias

PJ investiga assinatura de Angélico e desaparecimento de peças do BMW

PJ investiga assinatura de Angélico e desaparecimento de peças do BMW | © Vasco Monteiro Destak

O Ministério Público encomendou à Polícia Judiciária uma peritagem à autenticidade da assinatura de Angélico Vieira nos documentos de compra e venda do BMW que o cantor conduzia na noite do acidente que o vitimou.
Segundo o jornal Correio da Manhã há suspeitas de falsificação da assinatura e está também a ser investigado o desaparecimento da bateria e de um pneu do mesmo automóvel.
Um dos pneus não coincide com outro que foi encontrado no dia a seguir ao acidente, adianta o mesmo jornal.
Augusto Fernandes, proprietário do stand 'Auguscar', que terá vendido o BMW ao cantor, assumiu à GNR que a viatura era do stand, mas dias depois apresentou um documento que atestava que o carro tinha sido vendido ao cantor. A mudança de versões terá contribuído para as suspeitas.
PJ investiga venda do carro a AngélicoDiário de Notícias - Lisboa
MP suspeita que assinatura de Angélico tenha sido falsificadaSol

Letra de Angélico sob investigação - CM

Secretas: «Passos, PSD e CDS deram péssimo sinal»

TVI24

O deputado do PCP António Filipe acusou o primeiro-ministro de dar um «péssimo sinal» quanto à «vontade de esclarecer» as notícias sobre os serviços de ...Maioria PSD/CDS chumba audição de Júlio PereiraJornal do Algarve
Secretas: Direita chumba audição de Júlio PereiraDiário Digital
PSD e CDS rejeitam mexer no modelo de fiscalização das secretasEconómico
LUSA - Jornal de Notícias

Jorge Silva Carvalho aproximou-se do PSD depois do caso das escutas a Belém

i Informação

Ex-director do SIED demitiu-se em Novembro de 2010 e sonhava voltar ao activo, como secretário-geral do SIRP, pela mão dos sociais-democratas
 Parlamento debate audição ao ex-diretor SIEDExpresso
Partidos aprovam audição de ex-director do SIEDEconómico
Secretas: ex-director do SIED será ouvido no ParlamentoTVI24
A Bola - Correio do Brasil

terça-feira, agosto 30, 2011

As Polícias portuguesas podem parar ... Já esta semana!

SIC

Polícias podem paralisar esta semana


Hernâni CarvalhoEm causa estão programas de carreira.

Análise de Hernâni Carvalho.

José Alho - ASPIG

António Barreira - APG

Peixoto Rodrigues - Sindicato Unificado da Policia

Vídeo: Querida Júlia

 

Condições actuais 

 

Remuneratórias 

 

Horário de trabalho

 

O que será um País sem... Polícias?

 

Secos e Molhados...

 

A instabilidade emocional...O manual contra o suicídio!

A REVOLTA NAS POLICIAS

Pensar a Segurança 
 
A frase de John Stuart Mill "O único propósito que justifica que a repressão possa ser legalmente imposta sobre um qualquer membro da sociedade civilizada, contra a sua vontade, é prevenir os danos que ele pode provocar nos outros" poderia ser aplicada de forma exemplar ao que se sucederá aos motins de Londres de Agosto de 2011. ....

Por tudo isto, começa a ser confrangedor – e preocupante – ver os sinais de desgaste político que o Ministério da Administração Interna apresenta na sua relação com os representantes das Polícias (GNR e PSP). Depois de ter sido travado o projecto (muito mal explicado por um dos assessores do PSD) de criação de uma Polícia Nacional (PN), depois de o Ministro Miguel Macedo ter afirmado publicamente que o processo de combate aos incêndios estaria a correr menos bem, depois do escândalo com os serviços de informações e depois da crise com as promoções nas Forças Armadas (FAs), eis que surge a possibilidade de revolta nas polícias. Na verdade, seria caso para perguntar qual é a estratégia do actual governo para a segurança nacional e qual é o tipo de gestão que se pretende fazer no futuro: Anunciar medidas de forma casuística, sem estudar as suas consequências? Arriscar (ainda mais) a desmotivação dos profissionais das FSS (Forças e Serviços de Segurança)? Adiar (uma vez mais) a possibilidade de uma reforma de fundo, mau-grado os erros políticos cometidos pelo PSD duas semanas antes das eleições legislativas? Tratar o tema da segurança nacional (em geral) e da segurança interna (em particular) como se se tratasse de uma questão menor?
... Em Setembro veremos quem tem razão.

Carta de desânimo

DESABAFOS

Sr. Primeiro-Ministro
Sr. Ministro de Estado e das Finanças
Sr. Ministro da Administração Interna
Exmo.(s). Senhor(es).
Na qualidade de cidadão português e na qualidade de profissional que pertence aos quadros da Polícia de Segurança Pública, nobre instituição centenária, garante da segurança de pessoas e bens e um dos pilares da democracia e do estado de direito;
Venho por esta via, dirigir-me a V/Ex.ª, dada a realidade política, social e a minha condição sócio-profissional que atingiram proporções inimagináveis.
Sou agente da Polícia de Segurança Pública desde 2000, entrei para esta instituição com espírito de dever e desde dessa data, desenvolvo as minhas funções com profissionalismo e dedicação. Mas também entrei com uma legítima perspectiva de carreira e de estatuto profissional.
Desde a data que me encontro na instituição P.S.P, passaram vários governos, vários ministros, vários responsáveis, aplicaram-se vários modelos, várias políticas, várias alterações, mas todas com um denominador comum, reflexos negativos do ponto de vista profissional e consequentemente reflectidos no aspecto motivacional, o que aliado às políticas gerais, provocaram também reflexos em termos sociais.
Durante os onze anos que me ligam à instituição P.S.P, investi num curso superior, em diversas formações internas e externas, para valorização pessoal, mas também profissional.
Estes onze anos que me ligam à P.S.P ficam marcados por congelamentos, por cortes, por limitações, por alterações de regras, com a implementação de regras penalizadoras, em promoções e progressões, que culminou numa perspectiva de carreira totalmente gorada.
Neste mesmo período, as condições de trabalho pioraram, em instalações, em meios, em viaturas, em higiene e segurança no trabalho que nesta instituição nem tão pouco existe.
Encontro-me inserido numa instituição onde o mérito não é valorizado, onde a dedicação não é reconhecida, onde a formação de nada serve, onde as qualidades não são aproveitadas, onde não existe um modelo uniforme de trabalho, onde as leis não são cumpridas, onde impera a teoria da superioridade “artificial”, onde a comunicação interna é adulterada, onde os níveis de responsabilidade são aplicados desproporcionalmente, onde os regulamentos são aplicados mediante pessoas ou interesses, onde ninguém assume responsabilidades, onde não há “líderes”.
A P.S.P é ...
...Por tudo isto, demonstro respeitosamente, a minha profunda desilusão, desânimo e desmotivação, por ter sido mal tratado pelos sucessivos governos do meu país e por continuar a ser.
Respeitosamente.

Depois das gorduras, atacar o colestrol do Estado

O JUMENTO

Supostamente as secretas deveriam servir para velar pela segurança nacional e se os inimigos externos dessa mesma segurança nacional são mais ou menos fáceis de catalogar, já os inimigos internos deixa margem para muita dúvida. Se os negócios privados de um administrador de uma televisão ou o trabalho de um jornalista que faz publicar notícias que respeitam os parâmetros estabelecidos pela lei de imprensa poem em causa a dita segurança nacional então temos que concluir que todos os portugueses, por um qualquer motivo, podem catalogar-se na classe dos inimigos internos. Quem nos garante que o varredor dos serviços camarários que varre a Rua da Imprensa à Estrela, onde se situa a residência oficial do primeiro-ministro, não é um perigoso espião ao serviço da al-Qaeda que tem por função registar os horários de Passos Coelho.
Nos últimos dias percebemos também que se pode espiar o administrador de uma empresa para depois ir entregar a informação assim obtida a um concorrente dessa empresa, no caso é a Ongoig que quer abocanhar a RTP de onde resultarão prejuízos potenciais para a TVI, para além de a mesma Onoing ser uma importante participante no capital da Impresa, proprietária da SIC e por enquanto a grande concorrente da mesma TVI. . ..
...Ora, é evidente que não parecem ter nem uma coisa nem a outras, as manobras de bastidores para controlar as secretas são notícias dos jornais e pelos dois casos revelados pela imprensa deverão ter menos vocação e formação democrática do que tinha um vulgar agente da PIDE.
E se os meios e liberdade para investigar o tal terrorista que pode entrar por Vilar Formoso são necessários nada nos garante que quando o tal personagem entrar os nossos agentes secretos em vez de o investigarem estão ocupados a vasculhar a alcofa de um jornalista ou a recolher informação para os amigos da Onoing. Se assim é não estão avelar pela segurança nacional e os contribuintes estão a ganhar dinheiro para enriquecer ainda mais o senhor da Ongoing, isto depois de ter andado a pagar o subsídio de doença da Manuela Moura Guedes durante quase um ano. Se assim é o melhor é fechar as secretas, depois da preocupação com as gorduras do Estado talvez seja tempo para combater também o colesterol desse mesmo Estado.
PS: Se os senhores das secretas quiserem investigar este humilde palheiro façam um favor aos contribuintes, em vez de fazerem como nos filmes poupem na despesa e batam à porta.

ASPIG/ GNR: Reclama pagamento dos gratificados em atraso

Voz Da Planicie


Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda veio a publico reclamar o pagamento dos gratificados das competições desportivas que estão em atraso desde Janeiro do corrente ano.
A ASPIG-Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda emitiu um comunicado onde garante ter sido forçada a questionar publicamente a Santa Casa da Misericórdia e o Ministério da Administração Interna sobre as razões do atraso no pagamento dos gratificados efectuados nas competições desportivas das camadas jovens e amadoras.
Afirmando trata-se de uma situação simplesmente inacreditável, que priva centenas de militares do dinheiro que lhes é devido por um trabalho que são obrigados a prestar, José Alho, presidente da ASPIG, “não ter sido ainda este mês que se procedeu ao pagamento dos milhares de euros relativos aos serviços remunerados devidos a centenas de militares desde Janeiro deste ano”.
Ao contrário dos outros remunerados, os desportivos têm a agravante de serem pagos por uma tabela inferior aos gratificados prestados às demais entidades, facto que também tem merecido a contestação da ASPIG ao longo dos anos. Defendendo a associação que o pagamento a tempo e horas destes remunerados “é uma questão de sensibilidade e justiça”, minimizando-se os inevitáveis danos a quem já dá tanto de si à GNR e aos cidadãos.
Voz Da Planicie

Sociedade Capitão Amado da GNR vai cessar funções em Guimarães

Capitão Amado da GNR vai cessar funções em Guimarães Guimarães Digital

O Capitão Gonçalo Amado cessa funções no Comando do Destacamento Territorial da GNR de Guimarães, no próximo dia 5 de Setembro. Gonçalo Amado vai exercer ...

Marido assassino vai para a cadeia

CM

Na GNR, Maria Glória Monteiro já tinha apresentado várias queixas contra o companheiro. Anteontem, só voltou para junto de Agostinho Santos para celebrar o ...
As Beiras Online
Homem mata mulher e entrega-se na GNR de Santa Maria da FeiraAs Beiras Online
Homem mata mulher e entrega-se na GNRJornal de Notícias
Homem mata mulher e entrega-se à políciaA Bola

Operação “Férias Seguras” (4ª Fase)

algarveNoticias


A GNR dará prioridade a uma actuação preventiva, que tenderá sobretudo para a visibilidade ea segurança da circulação rodoviária proporcionando uma ...
Férias Seguras: GNR reforça durante dois dias patrulhamento das ...Diário de Notícias - Lisboa

Cabeceiras de Basto: GNR apreendeu 149.600 cigarros por "fuga aos impostos"

SIC Notícias


Cabeceiras de Basto, 30 ago (Lusa) - O Destacamento de Acção Fiscal do Porto da GNR apreendeu segunda feira, em Cabeceiras de Basto, 149.600 cigarros, ...

Assaltava carros junto às praias

CM


Os militares do Núcleo de Investigação da GNR de Tavira, de vigilância ao ... A GNR procede, aliás, a diligências com vista a relacionar o detido – que se ...
Detido em flagrante a roubar carros em TaviraA Bola

Abutre 'aterra' ao lado de devotos em Bragança

CM


Como o animal não reagiu à actividade das pessoas que andaram junto a ele, chamaram o GIPS da GNR que está ao serviço do Centro de Meios Aéreos de Nogueira, ...

Escola de Polícia prepara-se para expulsar alunos a um mês de serem agentes

foto

O Mirante

Três alunos da Escola Prática de Polícia (EPP) de Torres Novas estão em risco de serem expulsos a um mês de terminar a formação de agentes e de serem ...
Forjam 12.º ano na escola da PSPCorreio da Manhã
Certificados falsos: Formandos da PSP serão expulsosDiário de Notícias - Lisboa
Três formandos terão ingressado na Escola de Polícia com certificadosJornal de Notícias
Fábrica de Conteúdos - RTP

Rouba casa de polícia com família a dormir

CM

A polícia imagina que seja um jovem, subtil e ágil, pela forma silenciosa como escala fachadas de edifícios em Rio de Mouro, Sintra. ...

Forjam 12.º ano na escola da PSP

CM

Agora arriscam a expulsão, segundo o comissário Paulo Flor, porta-voz da Direcção Nacional da PSP. Ao que o CM apurou, a detecção das irregularidades partiu ...
Certificados falsos: Formandos da PSP serão expulsosDiário de Notícias - Lisboa
PSP expulsou candidatos que falsificaram certificados de habilitaçõesRTP
Três formandos terão ingressado na Escola de Polícia com certificadosJornal de Notícias
O Mirante - Fábrica de Conteúdos

Clonava cartões de abastecimento de frota para revender combustíveis

CombustíveisTVI24

A investigação da PSP de Lisboa levou à identificação de algumas matrículas de ... Na segunda-feira à tarde, os elementos da PSP detectaram um veículo já ...
Clonava cartões frota para abastecer mil litrosTVNET.PT

PSP espera pelas perícias à microcâmara

CM

A PSP de Viseu continua a fazer diligências com vista a identificar a pessoa que colocou uma microcâmara na casa de banho do serviço de Neurocirurgia do ...

Sintra: PJ detém padrasto por violação de enteada de 11 anos

CM

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira a detenção de um homem de 34 anos por fortes indícios de abusos sexuais a uma enteada de 11 anos, ...
Padrasto abusava de enteada de 11 anosTVI24
Homem preso por abusar de enteada de 11 anosJornal de Notícias

Público


Os deputados da 1ª comissão parlamentar aprovaram esta tarde, por unanimidade, as audições de Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED, e do responsável ...
Parlamento debate audição ao ex-diretor SIEDExpresso
Partidos aprovam audição de ex-director do SIEDEconómico
Secretas: ex-director do SIED será ouvido no ParlamentoTVI24
A Bola - Diário DigitalSecretas: ex-director do SIED será ouvido no ParlamentoSecretas: ex-director do SIED será ouvido no Parlamento

Secretas: audição de Júlio Pereira rejeitada pela direita- TVI24


Júlio Pereira, secretário-geral do SIRPO «chumbo» das audições de Júlio Pereira e do actual director do SIED foi mal ... Para além da audição do ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho, ...
Secretas: Direita chumba audição de Júlio PereiraDiário Digital
Secretas: PSD e CDS-PP rejeitam audições a responsáveis em ...LUSA
Maioria PSD/CDS chumba audição de Júlio PereiraExpresso
Jornal de Notícias - Jornal de Negócios - Portugal

Secretas: deputados ficam «de mãos a abanar»

TVI24


O ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), figura central da polémica à volta das fugas de informação para a Ongoing e das ...

Secretas: jornalista apresenta queixa-crime

SecretasTVI24

O semanário «Expresso» noticiou no sábado que o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) «espiou» o telemóvel de Nuno Simas «com o objectivo de ...
Jornalista português registra queixa por escuta ilegalPortal Imprensa
Nuno Simas vai apresentar queixa-crime por violação dos seus dados ...Público.pt

Nuno Simas parte para queixa-crime por "devassa da vida privada"

Nuno Simas parte para queixa-crime por devassa da vida privadaRTP


O jornalista Nuno Simas, cujas chamadas e mensagens de telemóvel terão sido espiadas pelo Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), ...

Marques Júnior quer apurar origem de fugas de dados

Público

O responsável afirmou ainda que dentro dos serviços “tudo está registado” e lembrou que o SIS (Serviço de Informações de Segurança) eo SIED (Serviço de ...

Os zés e as escutas

CM

A confusão vai alta. As ‘secretas’ acederam a dados de tráfego do telemóvel de um jornalista e toda a gente fala em ‘escutas’.
 É preciso menos ignorância nesta matéria para não banalizar coisas sérias. A consulta indevida de dados de tráfego é um crime, mas outra coisa são escutas. Em Portugal, só a Justiça as pode fazer. As ‘secretas’, se as fazem, é com o recurso a ‘consultores’ externos, como há uns anos se ficou a saber quando foi preso um sul--africano colaborador do SIS. Outra coisa são as escutas judiciais. Indispensáveis, controladas por um juiz, controladas pelo MP e dentro da própria PJ. Servem para investigar crimes – sejam eles do Zé da Esquina ou do Zé influente na política e na economia.

"Operações negras" das secretas assustam. Chefes vão para a rua

i Informação

O i sabe que os directores do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e do SIED, respectivamente Antero Luís e José Casimiro Morgado, também vão ser ...
Passos Coelho reúne-se com homem-forte das 'secretas'Económico

Agente da PSP suspeito de matar a mulher

JN

Um agente da PSP terá morto, esta tarde de terça-feira, em Setúbal, a sua mulher com um tiro no peito. As primeiras informações indicam que a mulher do agente foi transportada para o hospital ainda com vida, mas não terá resistido aos ferimentos. ...
Agente da PSP suspeito de matar mulher Diário de Notícias - Lisboa
Agente da PSP suspeito de matar mulher A Bola

Dá que pensar...Zero € pagam 500 de divida

Diário de um Patrulheiro

Ponham aqui os olhos e percebam que todo o sistema financeiro, desde que inventaram os números negativos, se tornou uma fraude.
Imaginem que um casal chega a um hotel da vossa terra e pergunta quanto custa um quarto para o fim de semana.
O recepcionista responde: 100 euros pelos 2 dias. Muito bem. Responde o cavalheiro. Mas gostaríamos de conhecer as v. instalações antes de reservarmos. Os quarto, a piscina, o restaurante... - Não há problema, responde o recepcionista. Os srs deixam uma caução de 100 euros e podem visitar as nossas instalações à vontade. Se não gostarem nós devolvemos o dinheiro. - Combinado, ...

....Conclusão: Toda a gente pagou a quem devia... sem dinheiro nenhum. O casal levou os 100 euros que pagaram todas as 5 dívidas no valor total de 500 euros. Ponham aqui os olhos e percebam que todo o sistema financeiro, desde que inventaram os números negativos, se tornou uma fraude. Zero euros pagaram 500 em dívida. E podíamos continuar indefinidamente. Como dizia Milton Friedman: "Não perguntem onde está o dinheiro porque ele não está em lado nenhum!" Passem este exemplo aos v. amigos. JT

'Portugal é um país sacrificado em impostos', presidente das misericórdias

SOL

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, afirmou hoje que Portugal é um país «sacrificado em impostos», defendendo que deve-se «aproveitar» os recursos que existem e «fazer as opções certas».
«Eu só vejo impostos em todo o lado, mas acho que todas estas matérias, enquanto presidente das Misericórdias, transcendem-me e o que penso é que é necessário, em primeiro lugar, aproveitar bem os recursos que temos e fazer as opções certas», disse.

Estado paga 225 milhões da dívida da RTP até finais de 2012

PT Jornal

Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares, revelou hoje que o Estado irá pagar cerca de 225 milhões de euros da dívida da RTP, em antecipação, até ao final do próximo ano. Depois de, ainda este ano, as finanças públicas terem adquirido o ...
Expresso - Fábrica de Conteúdos - Jornal de Negócios - Portugal - A Bola

Líbia. Rebeldes avançam para Sirte, cidade natal do coronel

Os rebeldes encontram-se a menos de 30 quilómetros da cidade de Kadhafii Informação

Os rebeldes líbios estão cada vez mais próximos da cidade natal de Muammar Kadhafi, Sirte. Nos últimos dias os rebeldes conquistaram várias zonas chave como Bin Jawad, considerada um dos maiores obstáculos no caminho para Sirte. ...
A Bola - LUSA - Correio da Manhã - Terra Brasil

Facebook já pagou 40 mil dólares a "hackers"

Jornal de Negócios

Rede social está a recompensar quem detecta e reporta fragilidades no seu sistema de segurança. Três semanas depois de ter lançado o “Bug Bounty”, uma iniciativa que pretende precisamente promover e premiar quem detecta e reporta vulnerabilidades no ...
TeK.sapo - Portogente - TVI24 - IDG Now!

Ministério Público considerou "prioritário" inquérito sobre alegas escutas

Ministério Público considerou "prioritário" inquérito sobre alegas escutasJN

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa considerou prioritário e urgente o inquérito criminal sobre alegadas escutas e espionagem aberto a pedido do director do Serviço de Informações da República Portuguesa, Júlio Pereira. ...
Secretas: Ministério Público considerou "prioritário e urgente ... LUSA

Consumo de chocolate diminui risco de doenças cardíacas


A Bola

Uma pesquisa apresentada esta segunda-feira no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Paris, revela que o consumo de chocolate está associado à redução, em um terço, dos riscos de doenças cardíacas. Além disso, a ingestão de chocolate faz ...
Destak - BBC Brasil - veja.com - Surgiu

segunda-feira, agosto 29, 2011

Forças de segurança

Portugal

Em Portugal existe uma diferença entre os termos "força de segurança", "serviços de segurança" e "polícia". Em termos gerais, são consideradas forças de segurança os organismos públicos, armados, uniformizados e com uma organização e hierarquia de modelo próximo ao do militar, encarregues, normalmente, do policiamento preventivo e ostensivo. Em comparação, os serviços de segurança, são os organismos com missões semelhantes às das forças de segurança, mas que, normalmente não actuam uniformizados e dispôem de uma organização de modelo civil. Os serviços de segurança incluem, inclusive, organismos que nem sequer são considerados polícias. O termo "polícia" inclui a generalidade das forças e serviços de segurança. A separação, entre forças e serviços de segurança, é, por vezes, bastante ténue, dada a semelhanças de características entre umas e outras.
Normalmente, são consideradas forças de segurança, em Portugal:
São considerados serviços de segurança:
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica é considerada um organismo de polícia, mas, normalmente, não é considerada nem força nem serviço de segurança.
As polícias militares são parte das Forças Armadas Portuguesas e, por isso, não são incluídas nas forças e serviços de segurança, apesar das semelhanças de funções e de características.

Forças de Segurança. Polícias agendam "semana da indignação" em Setembro

I Informação

A Comissão Coordenadora Permanente dos sindicatos das forças de segurança agenda sete dias de protesto contra congelamento de carreiras informação
Os protestos das forças de segurança estão marcados para finais de Setembro

Crime em Proença-a-Nova: Mata enteada à facada e entrega-se na GNR

PT Jornal


Reconquista
Depois do crime, o suspeito entregou-se na GNR de Proença-a-Nova. A Polícia Judiciária está a investigar o caso. Não se conhecem as motivações do homem, ...
Homem mata enteada em Proença-a-NovaAs Beiras Online
PROENÇA-A-NOVA - Homem assassina enteadaRádio Condestável

Forças de segurança ameaçam com protestos no regresso das férias

SIC NOTICIAS

Os profissionais das forças e serviços de segurança ameaçam com vários protestos em setembro caso o Governo não resolva as principais reivindicações, que passam pela colocação dos polícias e dos militares da GNR nas novas tabelas remuneratórias.
A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança realiza entre 21 e 28 de setembro a "Semana da indignação dos Polícias", que terá início com um encontro nacional no Porto para avaliar a evolução da situação. Caso o Governo não "cumpra com a lei" e com os estatutos remuneratórios que já deveriam ter entrado em vigor na PSP e na GNR no ano passado, a CCP vai promover ao longo dessa semana várias ações de protesto, que poderão passar por paralisações e uma manifestação em Lisboa. Esta estrutura tem uma reunião marcada com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, na primeira semana de setembro e já se mostrou otimista quanto aos resultados. No Facebook e através de sms também está a correr uma mensagem, da qual ainda não se sabe a autoria, a convocar os polícias que andam nas ruas para não se apresentarem ao trabalho a 01 de setembro. Entretanto, uma outra estrutura representativa dos polícias, a Federação Nacional dos Sindicatos da Polícia (FENPOL), afirmou que é "prematuro" neste momento qualquer ação de protesto, uma vez que o ministro da Administração Interna mostrou "abertura" para resolver "a breve prazo" o problema. O Ministério da Administração Interna está neste momento a preparar um pacote legislativo que vai proceder à "transferência de competências" dos governos civis e vai determinar "um procedimento para as questões patrimoniais" e dos respetivos funcionários. Segundo o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo DÁvila, "o compromisso do Governo é que esse diploma esteja em vigor até 15 de outubro", mas deverá haver novidades em relação à afetação dos imóveis dos governos civis no decurso do mês de setembro. Filipe Lobo DÁvila já adiantou que as instalações dos extintos governos civis poderão ser aproveitadas para instalar as forças e serviços de segurança e para outros serviços do Ministério da Administração Interna.

Assassinadas pelos maridos


Crime: Homicídios no Cadaval e em Santa Maria de Lamas, na Feira
Partilhas de milhões e ciúmes fizeram ontem dois homens perder a cabeça. Mataram mulheres a tiro e à facada. Um em frente a um bebé de dois anos, outro no dia do casamento do filho....
ESPANCADA E ARRASTADA NO CONTINENTE
Uma mulher com cerca de 30 anos foi ontem à tarde brutalmente agredida pelo companheiro em pleno hipermercado Continente, na Amadora.
De acordo com testemunhas, o agressor, com cerca de 30 anos, espancou-a e arrastou-a pelo chão por largos metros. A vítima, que estava "completamente ensanguentada", confessou aos agentes da PSP que é um alvo constante de agressões por parte do seu companheiro de há oito anos – tendo sido, inclusive, agredida durante a gravidez.
Um funcionário que tentou separar o casal foi também agredido e um dos seguranças ameaçado de morte pelo homem, que tem em casa várias armas de fogo e que fugiu antes de a PSP chegar ao local.
CASA FILHO E MORRE COM ONZE FACADAS
Agostinho Mendes Santos, de 51 anos, esperou pelo final do casamento do filho e, depois da festa, assassinou em plena rua com 11 facadas a mulher, Maria Glória Monteiro, 46 anos, por suspeitar que a vítima tivesse um amante. Os vizinhos do Bairro da Cantina, em Santa Maria de Lamas, Feira, assistiram ao crime, às 03h30 de ontem.
"Ouvimos gritos horríveis, viemos ver o que se passava, mas já não fomos a tempo de a salvar, porque ele já a tinha esfaqueado, explicou ao CM a vizinha Susana Rios. "Não consigo esquecer os gritos dela a suplicar ao marido para parar. São imagens que não me saem da cabeça, foi horroroso". De imediato, os moradores saíram à rua. Uns tentavam socorrer a vítima, outros tentaram apanhar o assassino, que fugiu a pé, entregando-se depois na GNR.
"Tentámos aproximar-nos, mas ele apontou-nos a faca e não conseguimos chegar perto", contou Luís Miguel. O homicida caminhou em direcção ao local onde a mulher estava prostrada e pousou uma outra faca que não chegou a usar.
TELEFONOU AO FILHO RECÉM-CASADO PARA LHE DIZER QUE IA MATAR A MÃE
Antes de consumar o crime, cerca das 03h00, Agostinho Mendes telefonou ao filho Hugo, recém-casado, para lhe anunciar a morte da mãe. "A tua mãe vai encontrar-se com um homem em S. Paio de Oleiros e eu vou matá-la", disse o homicida. Pouco depois, Agostinho voltou a telefonar ao filho: "Estou em casa com a tua mãe e vou matá-la, se vieres aqui, também te mato". Assustado, Hugo entrou no carro e foi pedir ajuda ao posto da GNR, mas já era tarde. Foi aí que soube que as ameaças do pai eram a sério. Momentos depois, Agostinho voltou a ligar ao filho: "Já soubeste o que fiz à tua mãe?", perguntou.
ESFAQUEIA-SE NO PEITO DEPOIS DE DISCUTIR COM A COMPANHEIRA
Rodolfo Pinheiro, um talhante de 64 anos, esfaqueou-se no peito, ontem de madrugada, após uma acesa discussão com a companheira, Laurentina Tavares, na casa de férias de ambos, em Mourio, Vale de Cambra. A facada perfurou um pulmão e o homem continuava internado no Hospital de Santa Maria da Feira. "Eles discutiram por causa de dinheiro. Ele já estava meio bêbedo e agarrou na faca a dizer que queria morrer. A mulher não ligou e ele acabou por se esfaquear", disse ao CM um dos amigos da vítima. O casal mantém uma relação há cerca de cinco anos e está em Vale de Cambra de férias.

Mulher agride GNR nas bombas

CM


Uma jovem de 21 anos insultou e agrediu militares da GNR de Vila do Conde que tinham sido alertados para a ocorrência de desacatos, ontem às 10h30, ...
GNR apreende drogas em "beach party"Jornal de Notícias
Diversas drogas apreendidas no Azurara Beach PartyPóvoa Semanário
Drogas apreendidas em festa de praiaA Bola
Porto24

Monção: GNR deteve jovem a roubar fio de cobre

Correio do Minho


A detenção, ontem confirmada pelo Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, aconteceu cerca da uma hora da manha da passada quinta-feira, ...

GNR apanha 15 plantas de canábis na zona das Caldas da Rainha

Região de Leiria


A GNR das Caldas da Rainha prendeu, na localidade de Serra do Bouro, um homem de 43 anos, por cultivo de canábis, revela hoje a página da guarda na Internet ...
Bombarral: GNR apanha ladrões de gasóleoCorreio da Manhã
Plantava cannabis no meio do pinhalTVI24